11 setembro 2007

Dr. Bactéria!

Durante o feriado prolongado em Búzios tive o prazer de desfrutar da companhia de dois amigos de infância, Márcio Banha e Wellington "Dr. Bactéria". Aliás, é motivo meu de orgulho dizer que os tenho como amigos há mais de 30 anos. Nesse mundo tão impessoal, isso é para se comemorar. Chegamos todos na sexta pela manhã e após nos acomodarmos na simples, simpática acolhedora pousada chamada "Um amor", resolvemos dar uma passada no supermercado para comprar os ingredientes das pizzas que faríamos no forno à lenha que lá havia (esse da foto). Assim já ficávamos livre o resto do dia para curtir a praia. Bem, aproveitaria para comprar cervejas, biscoitos, refrigerantes, batatas-fritas e uma escova de dente, pois esquecera a minha.

Mas aí o Dr. Bactéria deu ar da graça. Já no supermercado andava ele pelos corredores do setor de material de limpeza e higiene.


- Tá fazendo o que aí Nerd ? - apelido carinhoso que nos chamamos.
- Peraí, tô comprando um Veja, um Pinho Sol e um Bom-ar.
- Pra que Nerd, vai desinfetar o quarto?
- Não, mas sempre é bom ter a mão.
- Aham...Entendi. Cada louco com a sua mania, pensei.

Nisso, Márcio Banha, que estava comprando os ingredientes das pizzas, olha o carrinho e solta logo, com a delicadeza que lhe é peculiar:


- Que isso, quem pegou essa porra????
- É do Wellington - Respondi.
- Ele tá maluco? Virou o Dr. Bactéria? Gargalhei na hora! Por que todo gordo é engraçado, hein???


Voltamos com tudo no esquema para o rodízio de pizzas à noite. Agora era só curtir a praia. Porém, logo que chegamos Banha tratou de divulgar o novo pseudônimo do Wellington: "Aí gente, precisando de uma faxina nos quartos, é só falar com o Dr. Bactéria! Ele já comprou todo o material!"

No dia seguinte, outro episódio do Dr. Bactéria! Logo no café da manhã ele foi checar as condições de higiene da mesa onde estavam dispostos as coisas do café. Pega sua xícara, olha bem no fundo e assopra. Abre a garrafa térmica, observa atentamente a tampa e a rosca da garrafa pra ver se está limpinho. Pegou seu pão e colocou na sanduicheira, mas não antes de passar um papel toalha. Por fim, foi no bebedouro, esses que se colocam garrafas de 50 litros, que a pousada utilizou para por suco de laranja. Parou em frente, e antes de se servir, levantou levemente o garrafão e mexeu com movimentos circulares. Suco parado dá bactéria?? Não sei.


Minutos depois apareceu outra hóspede da Pousada. Uma senhora aparentando beirar os 50 anos, negra, alta, forte, que falava alto e com desenvoltura. Percebia-se que era adepta a um boa conversa fiada. Ela contava para minha mãe o sufoco que passou na noite passada. Não estava acostumada com a proximidade do mar, mais propriamente com o barulho das ondas. Dizia ela: "Passei a noite orando à Deus que me desse um fim sereno, que olhasse por meu filho e minha cachorra. O que era aquilo meu Deus? Um tsunami? Não consegui dormir tamanho era o meu pavor. O que mais me agoniava é que eu ia embora sem se despedir da minha cachorra! Que tristeza". Eu me divertia entre as esquisitices do Dr. Bactéria e os delírios de Vovozona (Parecia a própria, impossível não associar).

O Mais engraçado foi que a Vovozona percebeu que brincávamos com o Dr. Bactéria e não se fez de rogada, caiu na pele do coitado também:

- Ô Bactéria, cuidado hein! Excesso de produtos de limpeza dá alergia. Além disso o senhor vai ficar sem nenhum anticorpos no organismo. Deus que lhe proteja. Ô meu Pai, olhai esse menino! Gargalhada geral! Até do Dr. Bactéria! Fato é que, durante esses não teve sujeira, o convívio foi ótimo!! E o pulso, ainda pulsa!

Dr. Bactéria me lembrou a música dos Titãs. Adoro! Na verdade um poema de Arnaldo Antunes, musicado pelos guitarristas Tony Belollo, também conhecido como marido de Malu Mader, e Marcelo Fromer, infelismente morto num atropelamento em São Paulo, enquanto fazia sua corrida diária no meio daquela selva de pedra.


Titãs

O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticircose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
O pulso ainda pulsa (pulsa)
O pulso ainda pulsa (pulsa)
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania
E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Reumatismo, raquitismo, cistite, disritinia
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifóide, arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie, câimba, lepra, afasia
O pulso ainda pulsa
O corpo ainda é pouco
Ainda pulsa

Nenhum comentário: