28 fevereiro 2008

Eu, todo sentimentos, no divã

Ao navegar por blogs que me suscitaram interesse, enveredei-me num chamado http://conversadeterapeuta.blogspot.com/. Muito legal! Tanto que peço licença a minha colega blogueira para, responder, despretenciosamente, claro, a um post muito divertido chamado : "Entendendo definitivamente os homens. Uma visão real ". Por mais que possa depor contra mim, homem, eu indico as minhas amigas leitoras. No entando, repito, peço licença para dar meus pitacos a respeito. Nao o fiz no próprio blog da colega, por que achei que ia tomar muto espaço. É um texto dividido em 10 tópicos (dicas para as mulheres), que ouso comentar um a um. VAmos lá:


1. Não existe homem fiel. Vc já pode ter ouvido isso algumas vezes, mas afirmo com propriedade. Não é desabafo. É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem, por sua vez, muitos homens. Nenhum homem é fiel, mas pode estar fiel (ou porque está apaixonado, (algo que não dura muito tempo - no máximo alguns meses - nem se iluda) ou porque está cercado por todos os lados (veremos adiante que não adianta cercá-lo. (Isso vai se voltar contra você). A única exceção é o crente extremamente convicto. Se vc quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados, mas agüente as outras conseqüências.

É, concordo...Mas apenas com uma justificativa. A de que para os homens em geral se manterem fiéis, precisam estar apaixonados, o que realmente dura apenas meses. Mas não concordo que a única exceção sejam os bitolados crentes. E nós, homens românticos e sensíveis? Não podemos resistir a uma bunda em favor do nosso amor?

2. Não desanime. O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo. A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia. Não é como a da mulher. Mulher tem que admirar para trair; ter algum envolvimento. O homem só precisa de uma bunda. A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.

Concordo, com ressalvas. Tem muita mulher traíndo por lazer hoje em dia.

3. Não fique desencantada com a vida por isso. A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário. O cara que fica cercado, sem trair é infeliz no casamento, seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça. Entenda de uma vez por todas: homens e mulheres são diferentes. Se quiser alguém que pense como você, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo, não é a minha praia particularmente), ou case com um gay enrustido que precisa de uma mulher para se enquadrar no modelo social. Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, tá tudo no cérebro). A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável, com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho. O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal e a realização pessoal dele vêm de diversas formas: pode vir com o sentimento de paternidade, com uma família estruturada, etc.., mas nunca vai vir se não tiver acesso a outras fêmeas e se não puder ter relativo sucesso na profissão. Se você cercar seu homem (tipo, mulher que é sócia do marido na empresa. O cara não dá um passo no dia-a-dia (sem ela) você vai sufocá-lo de tal forma que ele pode até não ter espaço para lhe trair, mas ou seu casamento vai durar pouco, ele vai ser gordo (vai buscar a fuga na comida) e vai ser pobre (por que não vai ter a cabeça tranqüila para se desenvolver profissionalmente. Vai ser um cara sem ambição e sem futuro).

Vejo algumas distorções aqui. O cara que é cercado, e já conheci alguns, não necessariamente é infeliz por não trair, mas pelo próprio patrulhamento que lhe tole a liberdade de viver o universo marculino (Ex. jogar futebol e beber com amigos). Já viu algum marido proibir a mulher de bater perna no shopping ou ir ao salão fazer escova progressiva?

Ninguém pensa igual a ninguém. Nem gays. Ou gay não trai?

Claro que toda mulher se realiza com a maternidade, estrutura familiar e marido protetor, mas hoje a mulher quer, e muito, realização profissional! E às vezes paga um preço alto por isso.

Pra mim, homem, hétero, é pequeno demais pensar que nunca vou atingir realização pessoal por completo se não tiver acesso a outras fêmeas...Antes de ser macho, sou homem! Apesar de que muitos, não sei se a maioria (talvez sim), tenham esse pensamento. Lamentável.Pra mim, prazer sexual é tão momentâneo, não serve pra me tornar alguém realizado na vida. Claro, sem ele, também não vivo. Mas precisa ser com várias parceiras?

4. Não tente mudar para seu homem ser fiel. Não adianta. Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira, etc...nada disso vai adiantar. É lógico que quanto mais largada você for, menor a vontade do homem de ficar com você e maior as chances do divórcio. Se ser perfeita adiantasse Julia Roberts não tinha casado três vezes. Até Gisele Bunchen foi largada por Di Caprio, não é você que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha). O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, troca de olhares). Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento. Deixe ele se distrair, todos precisam de lazer

Verdade. Sufucou, ferrou! Eu digo, dificilmente uma mulher interessante passa despercebida por mim. Mas olha apenas para apreciar, não para comer. Nesse momento, claro! rs! Agora, fazer vista grossa para homem piranha também não concordo.

5. Se você busca o homem perfeito, pode continuar vendo novela das seis. Eles não existem nesse conceito que você imagina. Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente, que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja, não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família, não traem muitas vezes, não mantêm relações várias vezes com a mesma mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuuito discretos: não deixam a esposa (e nem ninguém da sua relação, como amigas, familiares, etc saberem). Só, e somente só, um amigo ou outro DELE deve saber, faz parte do prazer do homem contar vantagem sexual. Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar. As traições do homem perfeito geralmente são numa escapolida numa boite, ou com uma garota de programa ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade. O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras. Elas são causadoras de problemas. Isso remete ao próximo tópico.


Só digo uma coisa: ainda bem que não tenho, nem nunca tive, a pretensão de ser perfeito.


6. Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se "der" de prima então, é o máximo. Todo homem sabe que não existe mulher santa. Se ela está se fazendo de difícil ele parte para outra. A demanda é muito maior do que a procura. O mercado ta cheio de mulher gostosa. O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema). Ou, como se diz na gíria, é pepino puro. O fato de você não ligar para o homem e ele gostar de você não quer dizer que foi por você se fazer de difícil, mas sim por você não representar ameaça para ele. Ele vai ficar com tanta simpatia por você que você pode até conseguir fisgá-lo e roubá-lo da mulher. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar ELE a te procurar. Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse de Stand by. Não vá se vingar, você só piora a situação e não lucra nada com isso. Não se sinta usada, você também fez uso do corpo dele - faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.


É, também acho que homem adora mulher fácil, mas pra dar uns pegas. Pra ser a de fé dele, melhor que ela finja ser santa. Pensa que só mulher gosta de se enganar? Por outro lado, dar de prima não é problema. Se acontecer naturalmente... Acho melhor dá de prima e não liga no dia seguinte do que fazer doce, não dá, mas depois ficar ligando direto nos dias seguintes, com medo de perder a paquera.


7. 90% dos homens não querem nada sério. Os 10% restantes estão momentaneamente cansados da vida de balada ou estão ficando com má fama por não estarem casados ou enamorados; por isso procuram casamento. Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro (ele só quer te comer, sempre). Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está apaixonado e dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele. Fazer doce só agrava a situação, estamos em 2008 e não em 1957. Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.


Hehehehe. Onde eu me incluo? Sou descasado, e nem por isso corro de algo sério, pelo contrário. Não quero, nem nunca vou querer, nada sério com alguém que não me encante em nada...Sempre, eu disse sempre, terá alguém que motivará até os mais cafajestes a querer algo sério.


8. Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte: Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele. Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação. Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa. Nada de sufocos, de "conversar sobre a relação", de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco, etc. Você pode até criar "muros" para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos.Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.


Espero que a minha namorada não me considere o homem do 5º ítem. Pior que às vezes, tenho essa sensação quando ela fala: "Quer fazer faz, mas usa caminsinha!!" Isso tem se tornado um bordão das mulheres.


9. Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte: Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele. Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação. Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa. Nada de sufocos, de "conversar sobre a relação", de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco, etc. Você pode até criar "muros" para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos.Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.


É, sem entrar no mérito do homem do item 5, gostei das dicas para ser uma boa esposa. Mas claro, tá longe de ser só isso.

10. Se você está revoltada por este e-mail, aqui vai um conselho: Vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado. Se revoltar quanto ao que está escrito não vai resolver nada em sua vida. Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa técnica (iludir-se faz parte da vida, se você é dessas, boa sorte!). Mas tudo é a pura verdade. Seu marido/noivo/namorado te ama, tenha certeza, senão não estaria com você, mas trair é como um remédio; um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico. O homem que você deve buscar para ser feliz é o homem perfeito do item 5º. Diferente disso ou é crente, ou gay ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres). O que você procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que você pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que você nunca vai encontrar.



Porra, não tenho qualquer trauma!! E outra: sou pobre mas sou limpinho!!!

37 Teorias amorosas

Deleitem-se. Qual a sua preferida? Difícil escolher. A minha eu destaquei abaixo. Resumiu numa pequena oração a infinita profundidade do amor.

  1. O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
  2. Amar em segredo é como ter asas e não poder voar.
  3. Saber amar não é amar. Amar é não saber.
  4. É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.
  5. O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los.
  6. São as forças mais abstratas e mais poderosas desse mundo.
  7. Um bebê nasce com a necessidade de ser amado, e nunca supera isso.
  8. O amor é o que acontece entre um homem e uma mulher que não se conhecem muito bem.
  9. O amor é a mais nobre fraqueza do espírito.
  10. Amor é querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto.
  11. A parte mais difícil do amor é quando você sabe que ele deve morrer mas não tem coragem de matá-lo.
  12. O amor vive da incompletude e esse vazio justifica a poesia da entrega.
  13. Qualquer garota nasce sabendo tudo sobre o amor. O que aumenta é apenas a sua capacidade de sofrer por causa dele.
  14. O amor platônico é o amor do pescoço para cima.
  15. Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra.
  16. Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura.
  17. Essa vida é um punhal com dois gumes fatais: não amar é sofrer; amar é sofrer mais.
  18. O amante ama o corpo como se ele fosse uma alma e a alma como se ela fosse um corpo. O amor mistura a terra ao céu: ele é a grande subversão.
  19. O amor nunca morre de fome, mas freqüentemente de indigestão.
  20. Ninguém vale nada enquanto não foi amado.
  21. Amor não é apenas olhar um a outro, é olhar na mesma direção.
  22. O amor é um poema estritamente pessoal.
  23. Você não pode colocar uma etiqueta de preço no amor, mas você pode colocá-la em todos os seus acessórios.
  24. Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar.
  25. Se pudéssemos mandar no coração não existiria amor verdadeiro!!
  26. Amor é como mercúrio na mão. Deixe a mão aberta e ele permanecerá; agarre-o firme e ele escapará.
  27. Para o mundo você pode ser uma pessoa, mas para uma pessoa você pode ser o mundo.
  28. Parece fácil viver sem ódio, mas viver sem amor é impossível.
  29. Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.
  30. Amor é o triunfo da imaginação sobre a inteligência.
  31. Amar é mudar a alma de casa!
  32. O amor é o grande exagero da diferença entre uma pessoa e todas as outras.
  33. Nada é belo senão o que é verdadeiro: somente o verdadeiro pode ser amável.
  34. Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las.
  35. Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.
  36. Nas ligações do coração, como nas estações, os primeiros frios são os mais sensíveis.
  37. É um tal milagre encontrar, nesse infinito labirinto de desenganos amorosos, um ser verdadeiramente amado.

25 fevereiro 2008

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ...

Sabe que as vezes eu não caibo em mim de orgulho de si mesmo. Assim como tenho a perfeita coinciência das minhas falhas, por vezes comentadas aqui, não me constrange abrir mão da modéstia pra dizer: sou um cara justo e sensato. E isso é mais louvável principalmente quando envolve assunto relacionados às minhas paixões. Tudo que é tomado pela paixão, causa grande dificuldade de discernimento. Refiro-me agora especificamente ao futebol, paixão nacional, e, não de forma diferente, minha também. Estou indignado com a forma que estão desmerecendo a vitória rubro-negra. Todos os torcedoros rivais, não somente botafoguenses, estão a todo custo querendo constranger os rubro-negros no sentido de que tenhamos vergonha de comemorar mais um título, dada a uma alegada roubalheira. Pera lá! Eu vi o jogo! Será que meu senso crítico e de justiça falharam tremendamente?? Será?? Estava quase me sentindo culpado por ser campeão, pensando até em mandar um e-mail para a Gávea pendindo que eles entregassem a taça lá em General Severiano. Sabe quando a gente fica penalizado em ver uma criança chorando por um brinquedo tomado das mãos e quer interceder em seu favor? Então, assim estava me sentindo. Mas depois de ler alguns cronistas esportivos, sérios e imparciais, vi que na verdade, continuo sendo justo e sensato. E orgulhoso de si mesmo! Mas porque essa comoção??? Tentemos analisar...

Os cariocas adoram futebol! Vivem intensamente o climas que precedem os grandes jogos no nosso maraca. Essa semana não foi diferente! Estava em jogo a conquista de uma tradicional taça, a qual o meu Flamengo já conquistara 17 vezes, a última em 2007. Mas, apesar da tradição, trata-se apenas de uma etapa do campeonato. Não se ia conhecer o campeão estadual nesse domingo. Mas e daí!? Vale a taça, a rivalidade, a festa, a comemoração e a gozação no dia seguinte. Coisa típica do carioca, muito saudável por sinal.

O jogo foi digno do palco, das tradições dos clubes, das torcidas. Gostei muito do jogo e diria o mesmo ainda que saísse perdedor. Vi meu time iniciar o jogo melhor para em seguida o alvinegro equilibrar as ações e logo depois abrir o placar com um belo gol. Depois o que se viu no segundo tempo foi um time de machos partir pra cima de do outro time de..., ah tirem suas própias conclusões. Ou seja, o Flamengo, monstrou, sobretudo, que tinha mais recurso técnico com as duas substituições feitas no intervalo e mais equilíbrio emocional para reagir diante de um resultado adverso frente a um time muito bem treinado até então.

Pois depois do empate através de um pênalti escandaloso, o time de machos exaltado pelo dirigente-torcedor do Botafogo, Augusto Montenegro, perdeu-se inteiramente. Um pediu pra sair (Túlio), outro esqueceu o jogo e preocupou-se com a arbitragem até ser expulso merecidamente (L. Flavio) e ainda outro não foi expulso por milagre após entrada criminosa no jogador do Flamengo (Ferrero). Ora! Finda a partida, começou a caça as bruxas, ou melhor, ao bruxo, no caso, o árbitro. Eleito então o principal algoz do glorioso. Tardelli? Que nada, esse só fez um golaço no último minuto da partida. Mas em nada contribuiu para a derrocada alvinegra.

O Juiz cometeu erros sim, mas nenhum que implicasse caráter decisivo ao resultado final do jogo. Muito menos que pudesse levantar suspeição quanto a sua honestidade. Aquilo foi, no máximo, despreparo. Houve equívocos, para ambos os lados é bom que se diga. Tais quais já aconteceram, inclusive aos auto-entitulados perseguidos alvinegros. Vide título brasileiro em 1995, cujo gol do título foi feito em total impedimento e até mesmo no ano passado, cuja chorada eliminação da Copa do Brasil, no Maracana, com erro grotesco do goleiro botafoguense e discutível da bandeirinha Ana Paula seque teriam acontecido, caso o botafogo não tivesse sido justamente eliminado, também no Maracanã, pelo Atlético/MG, que teve um penalti escandaloso a seu favor ignorado pelo árbitro da partida Carlos Eugênio Simon, que estava a 5 metros do lance.

Mas reclamar da arbitragem falha, imprecisa, é do jogo. É legítimo. O que não pode é colocar sobre ela toda a culpa de um despreparo. De uma total instabilidade emocinal que começa no gabinete da presidência do clube, passa pelo banco de reservas e seu comandante, e termina explodindo dentro do campo. Nenhum alvinegro tá vendo isso? Patética a cena promovida pela diretoria, expondo seus atletas ao ridículo, como se isso fosse mostra de dignidade. Ah, estão revoltados porque trabalham, treinam, se esforçam e na hora H não são recompensados? Será que ninguem do outro lado trabalhou sério não? Será que não tinha do outro lado uma equipe correndo por uma nação que preenchia 2/3 do estádio passando confiança e estímulo a eles. Ora! Isso é muito feio! Ai, ai ai! Esses meninos deixaram o pirulito cair no chão, e estão pondo a culpa no outros. Esqueceram-se que lhes faltaram firmeza nas mãozinhas.

O alvinegro tem que tratar de se curar dos traumas de 2007, sob pena de jogar mais um ano de trabalho fora. Tem plenas condições de ser campeão carioca na na bola e na superação. O pior é que se continuar com essa postura de pobres-coitados não vão fazer por merecer.

SALDAÇÕES RUBRO-NEGRAS


Lances do jogo muito bem pontuados pelo cronista Mauro Beting, do Diário Lance:


9min - Botafogo prejudicado. Dava para marcar recuo intencional de Léo Moura para Bruno.
5min - Botafogo prejudicado. Era lance para cartão amarelo para Souza.
14min - Botafogo prejudicado. Não foi falta no Léo Moura ADENDO 1 (LANCE BEEEM DISCUTÍVEL). Na cobrança, o pênalti marcado para o Flamengo.
14min - Pênalti. Ferrero agarrou e quase tirou a camisa de Fábio Luciano. É sabido que lances iguais não são punidos. Mas esse foi visível e bem marcado.Na confusão que se seguiu (8 minutos!), Lúcio Flávio recebeu o amarelo que seria decisivo. Era o caso? Ele não parece xingar o árbitro. Mas quem ouviu? ADENDO 2 - REVENDO O LANCE, VEJO LÚCIO FLÁVIO AGARRAR A CAMISA DO ÁRBITRO. MERECEU O AMARELO.
18min - Depois do gol de Ibson, Souza foi tomar a bola do catimbeiro Castillo. Empurra-empurra, Zé Carlos empurrou o rubro-negro, Juan trocou chutes com um botafoguense. Melhor seria deixar barato. O árbitro resolveu tirar um de cada lado. Discutível. Os dois expulsos aos 20min.
24min - Em dois lances seguidos, o Botafogo tentou cavar dois pênaltis. Mais uma vez, faltou equilíbrio emocional. O time foi se perdendo.
27min - Lúcio Flávio acerta Juan e erra tudo. Lance para cartão amarelo. Era o segundo. Não sei se era o caso para o primeiro amarelo. Mas não era o caso para o capitão se perder e cometer aquela falta. ADENDO 3. NÃO TERIA MARCADO A FALTA PEDIDA EM JORGE HENRIQUE, NO COMEÇO DA JOGADA.
38min - Flamengo prejudicado. Obina não estava impedido. Mas o atacante também mandou a bola na trave.
38min - Flamengo prejudicado. Ferrero deveria ter sido expulso por entrada feia em Cristian.
44min - O árbitro Marcelo de Lima Henrique dá apenas 5min de acréscimo. No mínimo 9 minutos seriam os mais corretos. Ele queria acabar o quanto antes o jogo para não se complicar ainda mais em um clássico ainda mais atrapalhado pelo ambiente e pelo choro de todos os lados.E acabou errando de vez.

Destacando alguns comentários pertinentes:

"Compreensível em parte o choro dos alvinegros em relação à arbitragem. Foi pênalti em Fábio Luciano, mas durante a partida aconteceram outros lances de agarra-agarra em ambas as áreas. Lucio Flavio mereceu a expulsão, pois já tinha o amarelo. O que não é compreensível é a atitude do presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas. O anúncio de que renunciaria ao cargo foi impensado e covarde. Quer reclamar? Mande a torcida alvinegra protestar em frente à Federação do Rio, diga que o árbitro Marcelo de Lima Henrique nunca mais apitará um jogo do Botafogo...Faltou firmeza ao dirigente""Impressionou o descontrole dos alvinegros após o gol de empate. Se julgando prejudicado - o que não aconteceu - o time começou a reclamar de tudo com a arbitragem e se perdeu ao tentar cavar faltas e pênaltis. O desespero de Cuca fora de campo, o pontapé que Lucio Flavio deu em Juan e a entrada criminosa de Ferrero em Cristian (por pouco não quebra a perna como Eduardo da Silva, do Arsenal) foram sintomáticas."

FLÁVIO GARCIA - colunista do http://www.lancenet.com.br/


"O Botafogo perdeu para seu próprio nervosismo. Deixa Souza pegar a bola no fundo do gol e reiniciar o jogo. Se com nove contra dez, houve chance de ganhar a partida, como seria com onze contra onze? O nervosismo já causou a suspensão de Jorge Henrique, ano passado, a demissão e o retorno de Cuca -- com os nove pontos perdidos na gestão Mário Sérgio, o Botafogo seria vice-campeão brasileiro e estaria na Libertadores. O Botafogo não precisa de carinho, nem de compreensão, nem de arbitragens diferentes. Precisa de calma."


PVC - colunista do
http://www.lancenet.com.br/

"O Bota precisa esquecer prejuízos do passado e não perder a cabeça no primeiro lance em que se sente lesado. O choro de Túlio pedindo substituição após o gol de Ibson, o descontrole de Lúcio Flávio até levar o vermelho e tudo que foi dito no vestiário pós-jogo são sintomas de um trauma que precisa ser curado.A diretoria alvinegra também deveria lembrar que o Fla também é opositor da Federação e refrescar a memória com a final da Taça GB de 2006 contra o América e a partida da Copa do Brasil do ano passado contra o Atlético-MG, quando o Botafogo foi beneficiado e Bebeto, Montenegro & Cia. nada disseram. Um time equilibrado poderia ter matado o jogo na pane defensiva do Fla, mas o espírito fatalista que toma a equipe nas dificuldades emperra o crescimento de time e treinador que têm tudo para buscar grandes conquistas."


POR FIM, VAMOS A FESTA:


22 fevereiro 2008

Falando nele...

Meu filho anda tão musical! Que ótimo. Fico muito feliz! Essa semana ele estava cantarolando "We Will Rock You" do Queen. Que bom gosto hein!? Creio eu que tenha sido seduzido pela propaganda da coletânia dessa banda maravilhosa! Maneiríssima por sinal! Nem foi preciso nenhum anúncio descritivo. Apenas a imagem do CD e a inconfundível e instigante introdução de "We Will Rock You". O bastante para dizer> compre!!! Eu já tinha reparado, pelo visto Davi também. Resultado: passei a semana com o CD do Queen no carro atendendo pedido do jovem roqueiro de apenas 3 anos! (risos) Imaginem cantando : "We will we will rock you/We will we will rock you". Show!!!


Em tempo: ele é eclético como o pai. Já faz tempo, tomou gosto pelo samba poético, formoso e sobretudo, de raiz, de Teresa Cristina. E aprendeu o refrão do samba "Acalanto", que tem um quê de cantiga de roda, que diz:


"Marinheiro, ê, marinheiro, á
Marinheiro, ê
Sol vai se perder no mar"


Versinho

Há tempos atrás a mãe do meu rei me ligou pedindo socorro! Isso porque recebera uma solicitação da escola pedindo que os pais elaborassem uns versinhos para que trabalhassem no dia seguinte o tema verso e poesia. Putz! Como assim? Meu filho está no maternal! Enfim, sem a monor inspiração, ligou-me para me me atribuir essa tarefa. Afinal, segundo ela, essas coisas é comigo... Tá, tudo bem! Mas precisa ser as 22:30 h, para mandar no dia seguinte pela manhã?? O máximo que saiu foi uma paródia do "Cai-cai balão". Mas ficou legalzinho! Ele decorou, esse era o meu objetivo. Deixo aqui para registrar:


Cai cai estrelinha
Bem aqui na minha mão
Davisinho é o reizinho
Do Papai, seu amigão

Sobe sobe aviãozinho
lá nas nuvens de algodão
Vai dizer que o Davisinho
Da Mamãe é o amorzão

15 fevereiro 2008

MOONWALK

Hoje li uma matéria que reportava o relançamento do álbum "Thriller" de Michael Jackson, em comemoração ao 25º aniversário do seu lançamento. Imediatamente viajei no tempo para lembrar que esse álbum foi meu primeiro LP. Pois é, amo a música popular brasileira, principalmente o samba, mais que tudo! Mas tive e ainda tenho minhas predileções internacionais. Eu tinha apenas 10 anos de idade, mas lembro claramente que quando minha irmã me deu o LP eu fiquei todo convencido e feliz. Já comentei uma vez por aqui que eu vivia fuçando os LPs da minha irmã e que foi através deles que conheci os mestres da MPB. Mas o curioso é que, apesar disso, meu primeiro disco foi de um astro internacional. Tudo muito natural, é bom que se diga, porque na época quem não tinha esse disco em casa poderia se considerar um E.T. Para se ter uma idéia a matéria publicada no O Globo On-line diz:

"O disco já vendeu 104 milhões de cópias no mundo, 27 milhões só nos Estados Unidos, o equivalente a 27 discos de platina e dois de diamante (10 milhões de cópias cada). Lançado em 30 de novembro de 1982, "Thriller" foi o sexto álbum solo de Michael e o 19º de sua carreira se incluirmos os discos lançados com o grupo Jackson 5. O álbum passou 37 semanas em primeiro lugar e um total de 80 semanas entre os 10 mais vendidos na América. Sete das nove faixas estiveram na parada dos 10 singles mais vendidos. E foi o mais vendido em dois anos consecutivos, 1983 e 1984"


Precisa falar mais alguma coisa? Quem sou eu para não me render a esse astro da música? Afirmo sem a menor vergonha que sou fã dele sim. Não me importa seus escândalos jurídicos-sexuais. Nem quero, pelo menos agora, entrar nessa seara, que na minha opnião é muito complexa. Prefiro reverenciar esse notável cantor (sempre gostei de Michael cantando!) e espetacular dançarino (ainda não vi igual!). Duvido um bailarino profissional imitá-lo! É um show! E dá uma saudade e ao mesmo tempo uma pena de lembrar que hoje é um sujeito perdido na Terra do Nunca.


Assistindo os vídeo abaixo, é impossível contestar o enorme talento de Michael Jackson. Sensacional! Ahh, e tem mais: adoro as músicas!!


P.S.1: Acho que vou comprar esse CD!!


P.S.2: Mimi adora quando eu faço o Moonwalk pra ela! (risos)












14 fevereiro 2008

PRA TUDO SE ACABAR NA QUARTA FEIRA...

O carnaval passou sem que eu fizesse qualquer menção a esta festa cultural que eu tanto gosto e espero durante o ano inteiro. Nem postei nada a respeito da minha expectativa. Tampouco nada do que se deu no meu carnaval. Pra falar a verdade a minha empolgação não foi a mesma de outrora. O porque da minha menor empolgação? Explico.

Quando falo carnaval, é bom que se diga, falo principalmente dos desfiles de escola de samba, minha paixão desde menino. Paixão essa que vem sofrendo constantes baques de uns anos pra cá, mais precisamente quando se finda a apuração na quarta-feira de cinzas.

Acompanho pessoalmente os preparativos da minha escola, Salgueiro, e das demais na medida do possível, pela mídia especializada e através de amigos sambistas. Por trás das super escolas de samba S.A. se escondem, ainda, gente bamba. E bota bamba nisso. Gente que trabalha a exaustão para fazer bonito durante cerca de 30 minutos na Passarela do Samba. A troco de que? Por amor a uma bandeira. Pra ser feliz por uma noite. Pra ser o centro das atenções ao menos naquele dia. É o mesmo que algumas pseudo-rainhas de bateria querem, sem contudo, em sua maioria, fazerem nada pelas agremiações as quais estão defendendo (?).

A festa continua bonita. Acho que até mais do que antes. Mas como está, digamos, descanavalizada em detrimento de uma fórmula de espetáculo para turista. Como cada vez menos se vê folião brincando na avenida, um samba que perdure um ano inteiro no subconciente das pessoas, um desfile emocionante e/ou alegre. Pode ser exagero, mas esse desfile transmitido pela Rede Globo está se aproximando de uma parada militar. É impossível resistir muito tempo atento à frente da televisão.

E as escolas de samba de verdade ou pagam o preço de se prostuir, adontando o modelo nilopolitano que se implantou, ignorando sua gloriosa história, ou correm o risco de nunca mais alcançarem o topo da disputa, que nem é o principal, a essência dos desfiles, mas sempre existiu e teve sua importância na história. Quem não quer ganhar? Afinal, ensaia-se, dedica-se pra quê? Apenas pra fazer bonito. Não somente. Quem trabalha quer vencer! Até pra sentir reconhecido o seu esforço. Aplausos e confetes no primeiro ano é bom, no segundo idem, no terceiro já começa a ser pouco...

É bom que se diga que injustiças nos resultados sempre fizeram parte da festa. Sempre. Mas ao menos era desfile de escola de samba. Discutia-se quem mais fez o público vibrar. Hoje discuti-se quem é mais profissional na tarefa de desfilar. Ora! É ou não para se perder a empolgação?

O meu Salgueiro, graças a Deus, depois de alguns anos perdido (nem competia para vencer, nem fazia desfile de Escola de samba), agora se achou. E tem feitos desfiles além de belos, dignos de suas tradições. Tem sido a boa e velha Academia do Samba. Alegre, feliz, carnavalizada e até organizada. Fizemos um dos maiores desfiles da história da Sapucaí em 2007 e sequer ficamos entre as 6 campeãs. Agora, veio a compensação do juri, que com peso na consciência nos conduziu ao 2º lugar. Não por agrado, mas apenas por justiça. Assim como em 2003, 2005 e 2007 merecíamos também.

Feito esse pequeno desabafo, vou deixar aqui nesse meu cantinho sentimental uma crônica publicada pelo Luís Carlos Magalhães no Jornal O DIA, que retrata e fundamente um pouco o que eu quis dizer. Lá vai:

Cheguei em casa e resolvi perguntar, tirar minhas dúvidas e aflições com D. Historia.

- Alô, é D. História?

- É sim, agora estou ocupada.

- A Senhora não pode falar agora?

- Agora, não. Estou vendo o compacto do desfile.

- Ué! a Senhora não viu o desfile este ano?

- Vi sim, só não vi a Beija-Flor porque fiquei com sono antes de começar e porque já sabia o resultado, mas quero mesmo é rever a Mangueira.

- Aqui há uma dúvida se este é o pior resultado da Mangueira, o que a Senhora acha?

- Claro que foi. Em 1994 com os Novos Baianos ela tirou em 11º mas havia 16 escolas. Agora ela tirou em 10º mais havia 12. É ou não é pior? A Mangueira ficou em antepenúltimo, se caíssem 4 ela ia pra poeira.

- Eu também acho que foi o pior.

- Claro que foi, só tenho dúvida se foi pior em 1989 com o Chico RE-CA-REY, lembra? Até aquele ano a escola nunca havia ficado aquém do 4º lugar. Pois naquele ano pela primeira vez não só ficou aquém do 4º lugar como tirou em 9º uma tragédia.

- Pô, a senhora está braba.

- Claro que estou...Eu li aquela sua coluna do "JEQUITIBÁ ENVERGADO", de janeiro. Ali você pergunta o que seria melhor, do ponto de vista histórico, para a Mangueira e para a história do samba? A escola ter uma vitória retumbante, mostrando sua garra e sua força? Ou uma derrota retumbante, para ninguém mais esquecer o pesadelo?

- A senhora leu isso?

- Li, você tocou o aspecto histórico do problema e aí achei que era comigo.

- Mas a senhora é Mangueira?

- É, Ah! É, não, quer dizer...$##*&$# , você é que esta dizendo isto, eu não falei nada, vou desligar...

- Não, não...por favor...não quis ser indelicado, mas o que a senhora achou?

- Eu também fiquei em dúvida sobre o que seria melhor. O problema é que a comissão julgadora exagerou, deveria pelo menos ter combinado de forma que um só julgador fuzilasse a escola. Isto não ocorreu, todos ou quase todos fizeram isto, todo mundo resolveu punir a Mangueira e foi como um pelotão de fuzilamento. Encostaram a escola no paredão e fuzilaram.

- E alguém vai conseguir derrubar a Beija-Flor, como é que foi o fim da hegemonia da Portela?

- É. A comparação é boa. A Portela estava quase desfilando hors concours naqueles anos de 1940. Era uma escola tão bem estruturada quanto a Beija-Flor.

- Quem era o Laíla da Portela daqueles tempos ?

- Era o Paulo, o Paulo da Portela. Ou melhor, é o inverso: o Laila é que é o Paulo da Beija-Flor.

- No começo de tudo tinha o Caetano e o Rufino que eram seríssimos, equilibradíssimos e faziam tudo pela escola. E ainda tinha o Paulo que era inigualável, a referência maior de todos os portelenses.

- Mas e depois que o Paulo saiu da Portela, em 1941.

- Ele deixou os alicerces da escola, depois era só apertar o botão que a escola sabia o quê fazer.
- Assim como a Beija-Flor?

- Igualzinho, foi preciso chegar uma força nova. Essa força foi o Império Serrano de 1947. Tinham a sustentação financeira do Sindicato Resistência do Cais do Porto, tinham a força do chão da Serrinha e uma geração formidável de dirigentes: Fuleiro, Mocorongo, o Mano Elói, Molequinho , além de um tal de Irênio Delgado, tremenda raposa que tinha "muito prestígio lá em baixo", nos bastidores da federação.

- E depois?

- Depois foi o Salgueiro, aquela maravilha...

- Como foi isto?

- Você sabe exatamente o que é "paradigma"?

- Sei é um modelo consolidado.

- Não, no universo do samba é muito mais que isto. É um modelo solidamente estabelecido, consolidado; difícil de romper.

- Tá certo.

- Pois é, o Salgueiro da década de 1960 rompeu o paradigma que favorecia as três grandes da então: Portela, Mangueira e Império. O Salgueiro subverteu tudo. As fantasias, as alegorias, com enredos fantasticamente desenvolvidos, magnificamente cantados, trazendo personagens desconhecidos, lembra ?

- Claro que lembro. Pra mim a escola que fez o maior número de sambas inesquecíveis foi o Salgueiro daqueles tempos...

- Concordo, concordo com certeza. Depois, muito depois vieram a Beija-Flor, a Mocidade e Imperatriz, cada uma a seu tempo.

- Mas vai demorar muito, alguém superar a Beija-Flor.

- É difícil eu responder isto porque eu sou a História. A sua vida dura só uma vida. A minha vida é o tempo do próprio tempo. Eu já vi todos os carnavais e vou ver todos os outros carnavais. Este momento do carnaval é apenas pra mim um momento do carnaval, pra você, não!

- Acho que é um momento ruim. As escolas giram em torno de patrocínio. Ninguém conseguiria fazer hoje um enredo sobre Chico Rei, sobre Monteiro Lobato, sobre os bailes do Império, sobre os Sertões, não haveria patrocínio.

- Mas aí é que está. Veja o Salgueiro deste ano. O carnaval do Salgueiro foi baratíssimo. Até onde eu sei não houve patrocínio e nem patrono. E foi aquela maravilha. Tirou em segundo. Puxa, que figurinos...

- A senhora gostou mesmo?

- Claro, isto é mudança de paradigma. Eu às vezes acho que esse menino aí, como é o nome dele ?...

- Paulo Barros ?

- E, esse mesmo, eu às vezes acho que este não está nem aí para o fato se vai ser campeão ou não. E a escola que o contrata, também.

- Por que ?
- Porque o importante pra ele é quebrar o paradigma. Talvez ele seja sacrificado por estar tentando quebrar este paradigma que torna a Beija-Flor imbatível. Este ano ele lnão foi feliz mas foi um ano fundamental para ele achar o ponto certo da calda.

- E qual é o paradigma que fará tal superação?

- É o paradigma da comunicação com o público, da alegria do carnaval e da emoção, sobretudo a força da emoção. A Viradouro e a Tijuca estão tentando. O Salgueiro deste ano...

- Muito interessante, fale mais sobre isto, por favor.

- Veja o que aconteceu com o Salgueiro em 1993. A força comunicativa da escola foi tamanha, foi tanta que, historicamente, mudou o nome do enredo. Antes do carnaval era "Peguei um Ita no Norte", depois, e até hoje é "Explode Coração".

- É verdade...

- E me diga, alguém dizia que o Salgueiro era favorito? Seus carros eram maravilhosos, não! Suas fantasias eram fantásticas, não! Houve patrocínio? Não me lembro nem se havia patrono.

- É verdade...

- E a Kizomba, qual foi o orçamento do carnaval de Kizomba? Lembra da Ilha, de 'É hoje'! De 'Domingo'! 'O que será amanhã?'. A questão é que não houve continuidade...O paradigma foi momentaneamente superado, arranhado, mas não foi quebrado, uma pena. E a Vila de 1988 fez um carnaval baratíssimo. Carnaval tem que ser bom, bonito e barato se não for assim é desigual.

- E depois, aconteceu isto de novo?

- Aconteceu com a Tijuca, com esse menino...o ... o ... o ...

- Paulo Barros ..

- É, isto...os primeiros carnavais dele na Tijuca foram de quebrar paradigma. Valeu ali a comunicação, a emoção da hora. E continuou depois que ele saiu. A escola fez um carnaval sobre a fotografia que foi um primor de contágio, de emoção e identificação da arquibancada com os carros, fantasias, com o enredo enfim.

- Mas não ganhou nada.

- Aí é que está o X do problema. O carnaval perde a cada momento desses o bonde da histórial, da mudança, da variedade. Explode Coração, venceu. Kizomba, venceu. Mas Domingo, Amanhã, não venceram. É a ditadura dos quesitos. É a regra do jogo. E se a Tijuca de 2006 vencesse. Se a Tijuca de 2007 vencesse? Quem venceria era o carnaval. É a dialética do carnaval. Um puxa pro barroco, outro pro hi-tec, outra pro lúdico. E todas serão lindas dentro de uma festa que será maravilhosa.

- E qual o papel dos julgadores nisto tudo?

- É fundamental. È horrível dizer isto mas o corpo de jurados é o ponto mais definidor do futuro do carnaval. Pra mim que sou a História, o julgamento é o dia mais importante do carnaval.

- O quê ???

- Claro que é. Todo mundo quer ser campeão. Se o jurado de bateria tirar ponto da bateria que excedeu a cadência daquilo que é samba, no ano seguinte teremos samba de novo. Se a porta bandeira tirar 9.4 porque dançou a dança clássica, no ano seguinte teremos a moça dançando o samba de novo.

- Pode crer !

- Que julgador vai deixar de dar 10 nas alegorias e fantasias da Beija-Flor? Será desonesto se fizer isto. Quem não dará 10 à harmonia, ao conjunto e evolução da Beija-Flor? E o samba, não é lindo, não é antológico, mais e tudo que a escola precisa para tirar 10 em conjunto, evolução, harmonia.

- E como mudar, então ?

- É um processo, a mudança de paradigma anda ao lado da mudança de parâmetros. O carnaval tem que privilegiar a alegria, o humor, o inesperado, sobretudo a emoção, senão as escolas se transformarão no anti-carnaval. A escola campeã não é a que contagia, que faz brincar, que faz exalar o cheiro de lança perfume pelas arquibancadas. A escola campeã tem sido aquela que disciplina, que enquadra, que sargentaliza seus diretores de harmonia, que transforma sambistas em marchadores disciplinados. Eu tenho certeza que vou ver isto mudar; eu sou a história, o tempo pra mim é a essência, o saber da vida, pra você o tempo é a morte; não tenho certeza se você vai ver isto. Hoje, te digo, não há nada mais anti-carnaval no carnaval do que um desfile de escolas de samba submetido às regras atuais de julgamento.

- E mesmo assim, a senhora gosta ?

- Gosto porque não me preocupo com quem vai ganhar, olha que desfile lindo da Mocidade, do Salgueiro, da Lins Imperial. Só quero saber de emoção.

- E o Império ?

- Ah! o Império, nem me fala...tudo o que eu queria é que o Império nunca mais fosse campeão, ou melhor, que ele nunca mais se preocupasse em ganhar.

- Como é que é isso ?

- Porque é por isto que o Império cai. Ele está mais preocupado em competir, em ser igual às outras, e aí ele perde porque descarta sua força mais significativa que é a sua história. O Império tem que ir para a avenida para sambar e fazer todo mundo sambar.

- Como seria o desfile então ?

- Tal como este ano. Tá certo que venceu e ali tinha que vencer mesmo, senão não subia, mas ano que vem acho que o Império tinha que se lixar pro resultado e cair dentro com sua bateria fantástica, com seu canto, iluminando a pista e contagiando o povo com sua emoção. Pode até tirar em 10º. Se não cair e levantar o povo estará ali representando a essência e os fundamentos do samba, e deixará as primeiras colocações para as que fizeram sambas incomunicáveis cantando a história no Afganistão.

- A senhora não gostou da Beija-Flor, então ?

- Quem pode não ter gostado da Beija-Flor, estava linda. Não gostei foi do enredo, nem do da Grande Rio. Os dois enredos vencedores eram enredos enigmáticos. Só quem compreendeu foi a Imprensa, os julgadores e todos que leram detidamente a sinopse. São enredos que não comunicam. A escola fica linda, colorida, majestosa, preenche tecnicamente os quesitos mas a beleza maior do carnaval fica escondida.

- Ah! sei...

- A Beija-Flor é linda, só não pode é ficar este - carnaval - que - só - ganha - quem - tem - patrocínio - e - patrono. Qualquer dia vai ter um enredo sobre "os mistérios de Sibéria" e aí ? eu vou até ver. Os carnavalescos vão dar o jeito deles, carros lindos, cores vibrantes mas e daí ?

- A Senhora está otimista?

- Sempre, sempre, sempre. Isto vai ter que acontecer um dia. Daqui a 5 anos, 10 ou 100 anos, peça a seu pai, seu avô ou bisavô pra me cobrar isto. Como o Laila mesmo disse há uns 3 anos, o desfile está muito chato, lembra?

- Valeu, D. História, valeu mesmo...

- Pra mim também foi ótimo, eu só tenho ficado observando tudo todos esses milênios. É muito bom quando posso falar também, pode ligar sempre. Ah ! mande um beijo pro Renatinho Gari e pra galera do setor zero e do setor 1. E pra Tia Dodô também. Diga a ela que eu me emociono sempre que vejo seus passos largos e firmes à frente da ala das damas. Diga que nunca perdi um só desfile dela desde 1935, aquela estréia dela, com os olhinhos assustados de seus 15 anos, acompanhada de sua mãe. Diga a ela que o carnaval do Rio de Janeiro, o maior carnaval do mundo, só tem uma verdadeira rainha, e que a História sabe quem é...sabe muito bem quem é...

13 fevereiro 2008

Da série : o que é o amor?

Estava ouvindo Gonzaguinha e quando dei por mim estava filosofando com os meus botões sobre o amor. Só pra variar. Como o abstratro, complexo, indecifrável e misterioso me atraem. É impressionante! E o amor é tudo isso e mais um pouco. Mas, enfim, voltando as minhas viagens, dentre tantas incertezas que o amor nos trás subsistem algumas certezas, que pode assim o ser pra mim, mas para outra pessoa não. Isso que é fascinante. Mas vou me atrever a revelar uma certaza que tenho. Sentir amor por alguém, não é por si só, garantia de felicidade. Absolutamente. Muito embora, nos acolha a alma, nos faça uma pessoa mais densa, mais generosa e até mais bela. Isso de nada adianta se nao se viver esse amor. Quase sempre a felicidade escapa, dando lugar a tristeza. Agora, quando se vive um amor verdadeiro, um grande amor, ainda que seja apenas por um dia, a certeza da felicidade desse dia ninguém nos tira. Mesmo que adiante acontece um rompimento. Vai permanescer uma saudade feliz, muito bem retratada na canção "Feliz" do poeta Gonzaguinha. É isso que o amor também pode ser: uma saudade feliz.



Feliz
Gonzaguinha


Para quem bem viveu o amor
Duas vidas que abrem
Não acabam com a luz
São pequenas estrelas
Que correm no céu
Tragetórias opostas
Sem jamais deixar de se olhar

É um carinho guardado no cofre
De um coração que voou
É um afeto deixado nas veias
De um coração que ficou
É a certeza da eterna presença
Da vida que foi
Da vida que vai
É a saudade da boa
Feliz, cantar

Que foi, foi, foi
Foi bom e pra sempre será
Mais, mais, mais
Maravilhosamente amar

12 fevereiro 2008

Sentindo a Pressão

Andei nos últimos tempos sem tempo e inspiração para expor meus sentimentos por aqui. Um pouco de preguiça também. Mas agora, findado o período carnavalesco, que eu adoro, vou (tentar) retomar o ritmo.

Pois bem, cá estou eu, a vida e meus sentimentos. Não sei porque, mas ando me sentindo tão pressionado. Não por ninguém, mas pelas atribuições, compromissos e necessidades da vida. Aliás, se tem alguém a me pressionar, sou eu mesmo.

Considero-me um cara muito crítico de si mesmo. Questiono-me a todo instante. Tenho pavor de ser injusto com as pessoas e comigo mesmo. Por isso, talvez, eu reconheça muito bem minhas fragilidades, falhas, defeitos. Mas aí que resido o maior problema. Porque tenho a certeza de que não somente eu, mas também as pessoas esperavam, esperam e vão sempre esperar mais de mim. Eu sei disso, eu sinto isso. Sinto também que embora seja capaz de dar, não o faço, justamente por causa das minhas falhas e defeitos, já reconhecidamente assumidos. Portanto, eu me sinto aquele que erra, sabe que erra, mas nada faz para mudar. Ter essa consciência e nada ou pouco fazer para mudar me deixa pressionado.

Preciso me dedicar mais a vida real. As coisas menos ou nada apaixonantes, mas talvez tão importante quanto. Eu preciso...Porque como diz Vercilo, é aí que o aprendizado está.



Eu e a Vida

Jorge Vercilo

Vem me pedir
Além do que eu posso dar
É aí que o aprendizado está
Vem de onde não sonhei
Me presentear
Quando chega o fim da linha
E já não há aonde ir
Num passe de mágica
A vida nos traz sonhos pra seguir
Queima meus naviospr'eu me superaras vezes pedindo
Que ela vem nos daro melhor de si

E quando vejo,a vida espera mais de mim
Mais além, mais de mim
O eterno aprendizado é o próprio fim
Já nem sei se tem fim
De elástica, minha alma dá de si
Mais além, mais de mim
Cada ano a vida pede mais de mim
Mais de nós, mais além

Vem me privar pra ver o que vou fazer
Me prepara pro que vai chegar
Vem me desapontarpra me ver crescer
Eu sonhei viver paixões, glamour
Num filme de chorar
Mas como é Felini, o dia-a-dia
Minha orquestra a ensaiar
Entre decadência e elegância,zique-zaguear
Hoje, aceito o caos.

E quando vejo,a vida espera mais de mim
Mais além, mais de mim
O eterno aprendizado é o próprio fim
Já nem sei se tem fim
De elástica, minha alma dá de si
Mais além, mais de mim
Cada ano a vida pede mais de mim
Mais de nós, mais além