31 agosto 2007

Editorial de Abertura

"O que será que me dá que me bole por dentro
Será que me dá
Que brota a flor da pele será que me dá
E que me sobe as faces e me faz corar
E que me salta aos olhos a me atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
O que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar
E que me faz mendigo me faz implorar
O que não tem medida nem nunca terá
O que não tem remédio nem nunca terá
O que não tem receita"

(O que será? – Chico Buarque de Hollanda)

Pois é! Não sei o que me dá. E por não saber, ponho-me a procurar o que será que me deu, que me dá ou me dará. Na verdade, verdade mesmo, pouco importa descobrir ! O que não pode mesmo é deixar de dá, assim eu penso. O importante pra mim, como bom geminiano, é a procura, é o caminho, é a estrada, não o fim. Até porque, como diz a canção dos irmãos Márcio e Lô Borges "estrada há de fazer o sonho acontecer" (é bom se acostumarem com essa minha mania de citar canções).

Bem, navegando pela internet, passei por vários blogs interessantes, que me fizeram despertar para esse universo blogueiro. Pensei: é, pode ser legal. Gosto de escrever, de expor meus pensamentos, de refletir sobre minhas obras preferidas. E quem sabe, exercitar isso e ao mesmo tempo dividir com pessoas conhecidas ou não, vai-me dar uma grande satisfação? Então, cá estou, atrevidamente experimentando.

Mas porque será que me deu essa vontade de ser blogueiro? Ora, não sei ao certo. Talvez essa iniciativa tenha sido um impulso motivado pela necessidade e prazer que sinto em partilhar e trocar idéias e curiosidades a respeito das coisas do mundo, especialmente aquelas que me despertam os melhores sentimentos. Sim, porque sou TODO SENTIMENTO. E de tantos sentimentos, já dizia Arnaldo Antunes, deve haver algum que sirva. Sirva para nos fazer bem, nos fazer refletir e até mesmo nos fazer aprender.

Tantas coisas me provocam sentimentos: um poema, uma crônica, uma livro, uma imagem, um filme, uma canção, uma conversa, um suspiro, um sorriso, uma lembrança, um abraço, uma criança...Por razões mais do que óbvias, não poderia deixar de citar os meus três grandes amores: meu filho Davi, a quem dedico meus melhores sentimentos, meu Flamengo e o meu Salgueiro. Digo "meu" com orgulho porque tenho a certeza que esses amores são enternos. E ter essa certeza é muito bom.

Acho importante contar como cheguei ao nome "Todo Sentimentos". Bem, tanta coisa me interessam nada tanto assim quanto música e sentimentalidades. A partir daí foi fácil decidir buscar inspiração nas obras de Chico Buarque e Paulinho da Viola, que através de suas músicas me causam os mais variados sentimentos. Pra quem não sabe, Todo Sentimento é mais uma bela, emocionante e profunda canção de Chico (Soa como redundância né?). E Sentimentos é um lindo, poético e elegante samba de Paulinho. Embora, confesso, já tenha vivido o contexto dessas canções, não é nele que gostaria de vincular o tema do blog, mas simplesmente nos títulos das canções. Unindo-os encontrei uma forma de reverenciar meus ídolos e retratar bem o espírito do blog, além de mim, que sou todo sentimentos.

Em se tratando de contextualização, cabe muito mais citar como referência para o blog a canção "O que será? (A flor da pele)". Essa música eu descobri ainda menino. Minha irmã Izaura sempre teve muitos LPs (é isso mesmo, antes da era CD) de MPB. E eu, curioso como sempre, estava sempre fuçando os LPs e pondo na vitrola (sabem o que é né?). E essa canção me deu algo que não soube explicar, mas gostava porque me emocionava. É assim até hoje.

Enfim, amigos, a idéia é essa. Mas há de se ressaltar que é despretensiosa. Não sou escritor, e nem sei se tenho talento para ser um blogueiro, mas vou tentar. Na verdade, faço por exercício de reflexão, de paixão, de descontração; e de sentimento, que é o que me move. Apenas por isso. O resto, como diz Paulinho, são coisas do mundo minha nega.

Nenhum comentário: