20 março 2008

AUSÊNCIA, PRESENÇA, SINTONIA E AFINS



Ausência presente e presença ausente. Parece a mesma coisa. Talvez seja, ou não. Depende. Mas o que será que mais dói, incomoda? Uma ausência presente, ou uma presença ausente? Difiícl saber também. Mas pensando a respeito é possivel chegar a conclusão de que o pior mesmo é uma ausença completamente ausente. O que dizer de pessoas que entram e saem da sua vida sem dizer a que veio? O indiferente, dispensável, nada nos agrega. E fica aquela sensação de tanto faz como tanto fez. Péssimo. Bom mesmo é viver e não ter a vergonha de ser feliz. Bom mesmo é o avesso da indiferença, ainda que por vezes não saibamos lhe dar nem com a ausência e tampouco com a presença. As vezes, me sinto assim, um pastel, sem saber lhe dar nem com a presença, muito menos com a ausência.


Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.
Clarice Lispector


SINTONIA FINA


Existem pessoas que vibram na mesma sintonia. Outras, em sintonias diversas. Logicamente, sem pensar muito, dizemos que as que vibram na mesmo sintonia vivem próximas. Já as que vibram em sintonias opostas se afastam mutuamente. Mas como fica o célebre ditado "os opostos se atraem"? Fica no campo da química.


Lá pode até ser que os opostos se atraem e quando se juntam dão origem a uma explosão de elementos. Até que é bom, por vezes viciante, mas não se sustenta. É um erro escolher alguém pra viver ao lado por química somente. Ninguém constrói nada ao lado de alguém que é seu oposto. As pessoas querem se completar, não se repelir. E par isso é preciso afinidade. Quanto mais afinidade, mais convergência, mais vontade de estar junto.

Aí, vale trazer aqui um texto já rodado pela internet, de autor desconhecido, pelo menos para mim:

As pessoas ficam juntas porque, depois de muito procurar, encontram alguém que lhes compreende e aceita. Alguém com quem tem afinidades. Alguém em quem podem confiar.


Alguém que demonstrou ser parceiro nas horas difíceis.
Alguém com quem se sentem à vontade no silêncio.

Alguém que tem humor suficiente pra tornar-lhes a vida mais leve, e inteligência.
suficiente para lhes ajudar a crescer.

Alguém com quem gostam de ficar conversando na cozinha, com quem adoram ouvir música e que é um companheiro perfeito para pegar uma estrada.

Alguém que não exagera no ciúme, que não pesa o ambiente e que sabe pedir desculpas quando erra.

Alguém com quem é possível se comunicar só através do olhar. Que orienta naquelas horas em que se está perdido.

Alguém que não irá se mandar quando a rotina se impuser.
Alguém com quem conversar sobre livros e filmes.


Alguém que jamais explorará suas fraquezas.
Que irá ser carinhoso em todas as situações e não apenas na hora do bem-bom.

Alguém sem mesquinhezas, sem vulgaridades, com valores bem definidos e com quem será divertido passar o resto da vida, ou boa parte dela.

Nenhum comentário: