21 dezembro 2007





Então é Natal, e o que você fez? Pergunta difícil! O que eu fiz em relação ao natal? Muito pouco. A bem da verdade, se tivesse que responder pura e simplesmente se gosto ou não de natal, diria que não. Não sei se foi porque deixei de ser criança ou porque essa data se banalizou. Talvez até as duas coisas. Mas o fato é que se não chega a me deprimir, não me inspira. O Natal para mim só faz sentido pelo meu rei. Ele está na fase de deslumbramento, de ter contato com a magia e com o sonho de Natal. Tá na fase de ter absoluta certeza de que Papai Noel existe. E, sinceramente, todos nós éramos mais felizes quando tínhamos essa mesma certeza. Sinto-me na obrigação - na verdade é um prazer - de alimentar esse sonho dele.

Agora, nós adultos, depois que perdemos esse sonho, ficamos totalmente perdidos. Sem saber qual o verdadeiro sentido do natal. E porque eu digo isso? Ora, basta dar um pulinho em qualquer shopping. O que é isso? Fim do mundo!? Não, é simplemente a mais clara demonstração do supremacia do capitalismo selvagem. O imperialismo do Sr. Nicolau, coitado, que é o menos culpado também. E a festa cristã praticamente fica sem espaço. Culpa de todos nós na verdade. Não posso ter o descaramento de me eximir. Quando a gente se dispõe a gastar tubos em simples enfeites natalinos, presentes mil, inúmeros encontros para bebericar travestidos de confraternização de fim de ano, enfim. Será que aí já não tem alguma coisa errada? Vale pelo menos a reflexão. Eu acho.

De qualquer maneira, que todos tenham uma noite feliz, sob as bênçãos iluminadas do Menino Jesus, a verdadeira razão de tudo isso.

Noite Feliz

Noite feliz
Oh,Senhor
Deus de amor
Pobrezinho,nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus,nosso bem
Dorme em paz
Oh,Jesus

Noite feliz
Oh,Jesus
Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer
Nosso irmão
E a nós todos salvar

Noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores
Seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador

Nenhum comentário: