06 dezembro 2007

Sentimento: ternura

O que é ternura? No dicionário de língua portuguesa ternura é qualidade do que é terno; meiguice; disposição para os sentimentos suaves; afecto brando e carinho. O poema seguinte talvez ajude a perceber melhor o significado de ternura.


Ternura
(Vinicius de Moraes)


Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar



O poema de Vinícius, além de nos fazer entender melhor o significado de ternura, ajuda a compreender melhor o porque da tristeza contida na canção de Roberto e Erasmo, de mesmo título. Porque a canção não explica a ternura, passa apenas um melancólico desgosto da ter toda ternura ofertada, infelismente, renegada.

Trago aqui esse sentimento, não que tenha a ver com meu momento atual. Mas porque o que me toca pela emoção, eu dou vazão. E foi assim quando ouvi pela primeira vez a interpretação de IsabellaTaviani da canção de Roberto e Erasmo, eternizada pela cantora Wanderléa, que lhe valeu inclusive o apelido de Ternurinha.


Que me desculpe a Wanderléa, mas seu reinado acabou. A interpretação de Isabella Taviane é simplesmente linda e emocionante. Como é talentosa essa revelação da música popular brasileira! Tem muita gente boa surgindo por aí. Mas cantores que se entregam à emoção na hora de interpretar é raro. Taí uma lacuna deixada pela nossa maior cantora Elis Regina, que era tecnicamente perfeita, mas sobressaia mesmo pela emoção que empregava em cada interpretação. Claro, Isabella tá longe de ser uma Elis, mas já merece os aplausos por demonstrar esse vertente em seu trabalho, que não aparece somente nessa música, mas tem sido marcante em seu trabalho, até mesmo em suas composições. Pois é, além de excelente cantora, tem se mostrado ótima compositora. Gosto dela cada vez mais.




Ternura
Roberto Carlos / Erasmo Carlos


Uma vez você falou,
Que era meu o seu amor
Que ninguém ia separar
Você de mim.
Agora você vem dizendo adeus
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?


Todo amor que eu guardei
A você eu entreguei
E eu não mereço tanta dor,
Tanto sofrer.
Agora você vem dizendo adeus
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?


Toda ternura que eu lhe dei
Ninguém no mundo vai lhe ofertar
E seus cabelos só eu sei como afagar.
O meu pobre coração
Já não quer mais ilusão,
Já não suporta mais sofrer ingratidão.
Agora você vem dizendo, dizendo adeus.
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?


Agora você vem dizendo, me dizendo adeus.
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?
Toda ternura...

Nenhum comentário: