02 outubro 2007

Ah, sim, agora entendi...

Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.

Clarice Lispector

Muito de mim reconheci nesse texto. Também não vejo graça em entender sempre tudo muito bem...A busca do entendimento me seduz muito mais do que o entendimento em si, apesar de reconhecer a agonia que me causa o total desentendimento.

Um comentário:

Bia disse...

Com tanto entendimento e desentendimento, agora não entendi nada ou será que entendi tudo? rsrs
Não conhecia este texto da Clarice e achei muito oportuno. Buscar o entendimento é por sinal bem mais interessante que entender prontamente embora não entender algo seja inquietante, mas não entender é somente o inicio da busca pra gente chegar ao entendimento... Vc me entendeu?? srsr