03 outubro 2007

Saudade: ZICO







"Zico!!! Bem, vim aqui dizer o que quase ninguém te diz: Vc é meu ídolo!! Mas não precisa agradecer!! Eu que tenho que lhe ser grato!!! Sabe pq? Eu não tive um pai pra me espelhar! Pra ser meu ídolo, meu herói, pra eu querer imitá-lo!! Pra me apoiar qdo eu sonhei em ser jogador!! Infelismente não tive, embora ele seja vivo até hoje. Mas tive vc, vestindo a 10 do Mengão, da Seleção e me fazendo sonhar, vibrar e ser campeão!! Mesmo de longe, sem saber da minha existência vc foi importante pra caramba na minha formação! Como rubro-negro, como homem, e agora mais recentemente, como pai! Valeu! Obrigado!! Espero um dia agradecê-lo pessoalmente!!! Estou te adicionando, ok? Aceite por favor!!"



Quinta-feira, dia de saudade !

Quando eu tinha um perfil no Orkut não demorou muito para eu aderir a algumas das diversas comunidades que homenageavam o Galinho de Quintino. Até que um dia descobri que ele possuía um perfil. De início achei que não deveria sê-lo. Mas depois de ler um depoimento de uma sobrinha, dando todas as dicas de pertencer realmente a família Antunes, não tive dúvidas. Era dele, ainda que ele não o acessasse pessoalmente com regularidade. Na mesma hora resolvi fazer o depoimento que transcrevi acima.

Eu sou filho de vascaíno, mas rubro-negro desde que me entendo por gente. Por quê? Por causa dele, Zico! A medida em que eu tomava gosto em jogar bola - o que mais fiz durante minha infância - crescia meu interesse pelo futebol. Isso lá entre 1980 e 1981. Foi Inevitável! Tornei-me Zico antes de virar Flamengo. A ponto de dizer um dia, para uma tia rubro-negra fanática, que se o Zico saísse do Flamengo um dia eu não mais torceria pelo time. Ingênuo nessa época, desconhecia a força dos versos: uma vez Flamengo, sempre Flamengo! Mas, eu queria imitá-lo nas peladas. Em tudo! No jeito de chutar a bola, de correr, e até de liderar os companheiros. Era aficcionado pelo craque!

Na primeira vez que fui ao Maracanã, inesquecível, quando o vi pequenino lá no campo fiquei encantado. Meu ídolo alí tão perto e tão inacessível. Lembro que eu o olhava com a vontade de dizer: "Oi Zico, tô aqui! Dá um aceno pra mim!". Por muitos momentos do jogo, lembro, desligava da partida em sim e ficava acomanhando ele. Por sinal fui pé-quente, pois o Flamengo venceu o São Paulo por 3 a 2. Depois de estar perdendo por 2 a 0, viramos o jogo com dois gols do Zico. Sensacional!

" E agora como é que eu fico, sem Zico no maracanã. Agora como é que eu me vingo de todas as derrotas da vida se a cada gol do Flamengo eu me sentia um vencedor " (Moraes Moreira)

A minha saudade de hoje é do Zico jogando no Maracanã. De ver o Galinho envergar a camisa 10 do rubro-negro nas tardes de domingo, nos brindar com sua arte e encher de alegria e de orgulho uma nação inteira! Sempre respeitoso com os adversário. Ele fazia gol do lado oposto a torcida do Flamengo e jamais fez qualquer gesto de deboche à torcida adversária, muito comum hoje em dia. Corria o campo inteiro em direção a nós, para festejar com a gente. Como ele mesmo já disse, aquilo era seu maior prazer.

O tempo é o senhor da razão, diz o dito popular. Mas confesso meu inconformismo: por que o tempo tinha que passar para o Zico? Não podia estar jogando até hoje? Se isso fosse possível, entre tantas coisas boas, a melhor seria a possibilidade de levar meu filho pra ver o Zico jogar. Enfim, resta-me apenas a saudade! Já faz tempo que ocorreu o jogo de despedida dele. Em 1990, no Maracanã especialmente lotado (guardo carinhosamente até hoje o canhoto do ingresso). Uma quarta-feira à noite, dia de prova no colégio, a qual eu dei de ombros. Imagina! Deixar de ver o último jogo do Zico por causa de uma prova??? Nem pensar...Não me arrependi! Vivi uma noite histórica no maracanã! E confesso, foi emocionante, foi alegre, uma bonita homenagem, mas teve sim um ponta de tristeza. Foi um dia em que a saudade apertou antes mesmo que o tempo a impusesse. Nada mais natural. Afinal era o adeus do grande herói de uma nação.

É bom registrar o seguinte, a homengem é especial ao Zico, meu grande ídolo. Mas seria injusto, e até impossível, não lembrar dos grandes jogadores que liderados por ele, fizeram parte do time mais espetacular da história do clube, sendo considerado, inclusive, pela FIFA, um dos 10 melhores da história do futebol. Salve Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, ZICO, Tita, Nunes e Lico. A saudade, claro, se estende a todos. Quem hoje vai ao maracanã nos jogos do Flamengo, tem a oportunidade de ver a bela homenagem a eles: onze bandeiras com a imagem de cada um. Eternizados!

Esse vídeo, que para muitos fãs como eu é emocionante, retrata o que representava o Zico para um menino naquela época. Tenho certeza que minha reação diante dele não seria muito diferente. Acho eu que, se bobear, hoje também não.







Sou feliz porque vi o Zico jogar! Serei mais feliz se um dia puder dizer a ele pessoalmente: Obrigado!

Saudações Rubro-
negras!

Nenhum comentário: