26 outubro 2007

Canta Teresa!


Estou de férias no trabalho e, por incrível que pareça, pus-me de férias aqui no blog também. Porém compulsoriamente, é bom que se diga! Não era minha intenção ficar tanto tempo ausente. Mas nas férias surgem tantas coisas para se fazer na rua que acaba restando pouco tempo para sentar à frente do computador e escrever. Como no trabalho fico praticamente 8 horas diante da máquina. Chato isso, porque tenho tido inspirações diárias que acabam se perdendo em meio ao corre-corre.


Mas como tenho ouvido bastante rádio ultimamente ao rodar de carro por aí a fora, não resisti e dei um jeitinho para postar um sentimento aqui. Acho que posso classificá-lo de orgulho. Parece-me mais adequado, vou dizer por quê. Teria outros apropriados também como prazer, emoção, paz, enfim... Mas digo orgulho, por, humildemente, considerar-me sambista. Não sou um sambista nato, participante efetivo, ou que vive do samba (bem que eu queria!). Mas amo o samba e o freqüento e prestigio sempre seja lá onde for. E numa dessas noites de samba fui ver e ouvir ao vivo uma das novas damas do samba, talvez a principal responsável pelo ressurgimento da Lapa e adjacências como centro cultura e musica e, sobretudo, berço do samba. Teresa Cristina, acompanhado do inseparável e competentíssimo Grupo Semente. Fui ao Centro Cultural Carioca e me deliciei ouvindo a voz doce de Teresa cantando sambas clássicos e de sua autoria também. Inesquecível!


Bem, desde então, tornei-me mais fã de Teresa, seguindo seus passos atentamente. Aplaudindo de pé sempre! E não é que me surpreendo ouvindo Teresa tocar o seu mais recente samba nas rádios MPB FM e JB FM? Nossa! Fiquei muito feliz! Mais ainda, fiquei orgulhoso! É uma cantora simples, humilde, talentosíssima, criada na noite da Lapa que ganha as rádios e o (merecido) status de artista nacional. E o melhor de tudo, é sambista! Daí o meu orgulho!


Por isso eu digo: Canta Teresa! Obrigado!


Cantar


Cantar
Desnudar-se diante da vida
Cantar é vestir-se com a voz que se tem
Achar o tom da alegria perdida
E não ter que explicar pra ninguém
A razão desta tal melodia
Encharcada de sorriso e pranto
No cantar a lembrança se cria
E envelhece de repente
Vai solta no ar
Por isso eu canto
Canto para amenizar
Grande dor que me traz
O sorriso de alguém
Se a minha escola querida
Cruzar a avenida
Eu canto também
No canto
Vou jogando a minha vida pra você
Por isso, fecho os olhos pra não ver

Teresa Cristina

Nenhum comentário: