30 novembro 2007

DIA NACIONAL DO SAMBA



Domingo, dia 02 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba!! Lembrando o saudoso compositor Zé Keti: "salve o samba, queremos samba". E eu vou embarcar no trem do samba! Com certeza!!! Pra entrar no clima uma pequena coletânia de sambas que, de alguma maneira, auto-exaltam esse gênero musical genuinamente brasileiro:

CLUBE DO SAMBA
João Nogueira

Melhor é viver cantando
As coisas do coração
É por isso que eu vivo no clube do samba
Nessa gente bamba
Eu me amarro de montão
Tem gente de Madureira
De Vila Isabel
E do Méier também
O pessoal da Mangueira
Leblon, Ipanema
E da Vila Vintém
Uma morena bacana
De Copacabana
Me disse: João,
Eu passo toda semana
Com o Clube do Samba
No meu coração
A D. Ivone Lara
Me disse que a Clara
Está muito bem
E que o novo trabalho
Da Beth Carvalho
Não dá prá ninguém
Vejam vocês, Alcione
E Roberto Ribeiro
Enfrentaram uma fila
Foram comprar o ingresso
Prá assistir ao show
Do Martinho da Vila
Olha a Tia Clementina
Parece menina
Sempre a debutar
Vive cantando pagode
E saracoteando prá lá e prá cá
Chico Buarque de Hollanda
Tá tirando onda
Não quer trabalhar
Vive batendo uma bola
E tocando viola
De papo pro ar
Mas sabe viver !



"Eu canto samba
Por que só assim eu me sinto contente
Eu vou ao samba
Porque longe dele eu não posso viver
Com ele eu tenho de fato uma velha intimidade
Se fico sozinho ele vem me socorrer
Há muito tempo eu escuto esse papo furado
Dizendo que o samba acabou
Só se foi quando o dia clareou"
Eu canto Samba - Paulinho da Viola

"Tá legal
Tá legal, eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim
Olha que a rapaziada está sentindo a falta
De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim"
Argumento - Paulinho da Viola


"E o samba se faz, prisioneiro pacato dos nossos tantãs
E um banjo liberta da garganta do povo as suas emoções
Alimentando muito mais a cabeça de um compositor
Eterno reduto de paz, nascente das várias feições do amor
Arte popular do nosso chão...
é o povo que produz o show e assina a direção
Arte popular do nosso chão...
é o povo que produz o show e assina a direção"
Coisa de Pele - Jorge Aragão e Acyr Marques


Samba, a gente não perde o prazer de cantar
E fazem de tudo pra silenciar
A batucada dos nossos tantãs
No seu ecoar, o samba se refez
Seu canto se faz reluzir
Podemos sorrir outra vez
Samba, eterno delírio do compositor
Que nasce da alma, sem pele, sem cor
Com simplicidade, não sendo vulgar
Fazendo da nossa alegria, seu habitat natural
O samba floresce do fundo do nosso quintal
Este samba é pra você
Que vive a falar, a criticar
Querendo esnobar, querendo acabar
Com a nossa cultura popular
É bonito de se ver
O samba correr, pro lado de lá
Fronteira não há, pra nos impedir
Você não samba mas tem que aplaudir
A Batucada dos Nossos Tantãs - Sereno, Adilson Gavião, Robson Guimarães
(Fundo de Quintal)

'O samba ainda vai nascer,
O samba ainda não chegou
O samba não vai morrer,
veja o dia ainda não raiou
O samba é o pai do prazer,
o samba é o filho da dor
O grande poder transformador"
Desde que o samba é samba - Caetano Veloso


"Samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
e do danado do samba nunca me separei"
Samba da Minha Terra - Dorival Caymmi

"Cantem todos como eu faço
Perdoem os fracassos, a vida é tão curta
Enquanto se luta, se samba também
Noite fria, enluarada, fim de madrugada
Feliz, vou cantando, cantando a alegria
Que o samba contém"

Viver - Teresa Cristina


"Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito sono de manhã"
Chico Buarque


"Eu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz"
A Voz do Morro - Zé Keti

"Lá, em Vila Isabel,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café,
Minas dá leite,
E a Vila Isabel dá samba."
Feitiço da Vila - Noel Rosa

"Vai passar nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
Que aqui sangraram pelos nossos pés
Que aqui sambaram nossos ancestrais"
Vai Passar - Chico Buarque


"Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria
Quero que você me assista na mais fina companhia
Se você sentir saudade por favor não de na vista
Bate palma com vontade, faz de conta que é turista

Hoje o samba saiu, lá lalaiá, procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais esquece não pode reconhecer"
Quem te viu, quem te vê - Chico Buarque

"Não, ninguem faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração
Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
É faz pensar que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Bem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar, lá laia laiá
Lá lá laía laiá"
Poder da criação - João Nogueira

Nenhum comentário: