26 novembro 2007

LENDAS ANIMADAS



Estava navegando pela net a procura de Popeye, Olivia Palito e Brutos quando encontrei uma matéria curiosa, que achei interessante postar aqui. Bem, antes porém cabe uma ressalva. Não, eu não fumei nada. Apenas estou procurando essa turma porque meu rei, sempre ele, resolveu pedir ao Papai Noel, de presente de natal, os bonecos do Popeye, Olívia e Brutos. Tão simples não é? Vai achar! Esse cara tá me saíndo muito diferente, gostos exóticos, meio do contra. Faz-me lembrar até alguém que conheço.

Enfim, estou tentando, mas acho difícil encontrar. Se alguém ver um boneco desse marinheiro comedor de espinafre me avise por favor! Serei eternamente grato! Fará, de uma vez só, um pai e um criança feliz!

Mas, voltando a matéria, aportei num site dedicado à histórias em quadrinhos e afins. E a matéria que li tratava de lendas e teorias que envolvem alguns personagens famosos do mundo imaginário da animação. Certamente todo mundo já recebeu um e-mail dizendo difamando e caluniando nossos ídolos de infância. Como assim o Batman é gay e o Salsicha é maconheiro? Quanta imaginação! Bem, confesso que depois de ter notícia dessa difamação a respeito do Batman e Robin, nunca mais os olhei da mesma forma. E cá entre nós, o Batman daquele seriado antigo (foto acima) é estranho. Mas Salsicha maconheiro não! Aí já é demais! De qualquer forma, vou transcrever parte da matéria. Cada um que tire suas conclusões! Achei, inclusive, engraçado, algumas teorias.

Smurfs, Gargamel, LSD e Cogumelos

A lenda - os paranóicos de plantão garantem que o desenho dos Smurfs é sobre drogas. Gargamel seria um viciado em LSD e chá de cogumelo (os Smurfs moram em cogumelos) que, em seus delírios, vê homenzinhos azuis com roupas brancas (e, dizem os boateiros via e-mail, "com tendências claramente homossexuais").

O maior exemplo de seu delírio é que ele mesmo "conseguiu criar um Smurf" (a Smurfete), mas, em vez de criar outros e usá-los para seus fins, prefere mandar a criatura embora para descobrir onde estão aqueles que nunca consegue capturar... aliás, continua o e-mail, "pra que ele queria pegar os smurfs?". Por fim, Gargamel é ainda sádico, pois adora abusar fisicamente e psicologicamente de seu gato, Cruel.

A verdade - os Smurfs foram criados por Pierre Culliford (1928-1992), o "Peyo", em 1958, na Bélgica, e apareceram pela primeira vez como personagens secundários em uma das histórias de "Johan's and Peewit's adventures". Trata-se de uma espécie de duende azul, que vive em harmonia com a natureza. O desenho é em cima desta fábula e, vale lembrar, não era só Gargamel que via os bichinhos, portanto esqueça a história do LSD. Além do mais, se Gargamel fosse viciado em chá de cogumelos ele estaria atrás das casas dos Smurfs e não deles, certo?

Quanto ao fato de ele ter criado Smurfete e a soltado, em vez de iniciar sua própria linha de produção de Smurfs, a resposta estava no próprio desenho. Gargamel quer os Smurfs para usar em uma fórmula mágica poderosa, só que Smurfete é uma Smurf artificial, criada por alquimia, por isso não funcionaria na fórmula. Assim, ele a usa como isca para pegar Smurfs naturais. Outro ponto: claras tendências homossexuais? Talvez esta afirmação tenha sido feita porque antes do aparecimento de Smurfete, já que na aldeia só havia Smurfs do sexo masculino ou porque há um Smurf que adora se olhar no espelho e se produzir (Harmonia) e porque na dublagem brasileira o Gênio era bem afetado. No entanto, vale lembrar que todos tentaram conquistar a Smurfete quando ela chegou na aldeia... E, ainda assim, se os Smurfs fossem gays, qual seria o problema? Que povo mais preconceituoso, sô!

Agora, que o Gargamel adora torturar o Cruel isso lá é verdade... e é também uma coisa muito comum em desenhos animados. Vários desenhos têm um personagem que bate no outro. Ou não?

Salsicha, o maconheiro

A lenda - segundo os boateiros, Salsicha é o típico maconheiro. "É só ver as roupas dele, o cabelo, o cavanhaque, o fato de ele conversar com cachorros". Depois que fuma, Salsicha tem alucinações com fantasmas, mania de perseguição, paranóia. Além disso, sofre de fome crônica e "tá sempre batendo uma larica". Isso sem falar naquele furgão psicodélico em que eles se trancavam pra fumar um.

A verdade - essa é muito engraçada! Primeiro, alguém pode explicar por que camiseta e calça boca de sino seria uniforme de usuário de maconha? Para não mencionar que os quatro integrantes humanos do desenho - Fred, Daphne, Welma e Salsicha - se vestiam (e cortavam o cabelo) de acordo com a moda para jovens da época em que o desenho foi criado.

Quanto a falar com cachorros - e é um desenho, pelo amor de Deus! - todos falam com ele nas aventuras de Scooby Doo. E todos viam os fantasmas que, no fim, nunca eram fantasmas.

Olívia bulímica e Popeye, um viciado a serviço da Marinha

A lenda - ninguém escapa da teoria da conspiração: "Olívia claramente usa moderadores de apetite e anfetaminas. Ninguém é tão magro e desesperado assim. Ela deve até ser anorexica-bulímica. Por sinal, o quê o Popeye e o Brutus viram nela? Eles quase entraram na lista por tentarem alguma coisa com 'aquilo'..." Popeye, segundo teoria publicada inclusive em um site brasileiro que diz analisar a influência dos desenhos e filmes sobre as pessoas, foi criado para convencer os americanos a se alistarem na marinha, já que naquele país o serviço militar não é obrigatório. E é claramente viciado em espinafre, pois tem sindromes de abstinência nas quais fica fraco e que só são resolvidas depois de uma lata da planta. Aliás, seria mesmo espinafre?

A verdade - Olívia é desesperada assim como todo personagem de desenho ou de quadrinho tem uma característica marcante, caricatural - se inclui aí sua magreza exagerada. Na tira original que deu origem a Popeye, Timble Theather, havia uma série de personagens tão magros quanto ela, baixinhos, gordões... Aliás, se é para questionar o que Popeye viu em Olívia, por que não lembrar que o próprio marinheiro é um "sex simbol"? Careca, caolho, baixinho, boca torta, fumando um cachimbo mal-cheiroso.

Quanto ao suposto incentivo a entrar para as forças militares, ora, Popeye é marinheiro e não da Marinha Americana. E, diga-se de passagem, já foi até pirata em algumas HQs. Ridículo! No entanto, Popeye foi usado sim pelo "sistema": para vender espinafre! A idéia de mostrá-lo ficando forte ao comer espinafre tinha como propósito revigorar as vendas desta hortaliça nos EUA. Saiba sobre esta história (essa sim, verdadeira) lendo mais sobre a origem do personagem acessando ao link http://hq.cosmo.com.br/TEXTOS/quadrindex/qpopeye.shtm.

Batgays

A lenda - essa é uma das mais clássicas lendas sobre quadrinhos/desenho animado. Batman e Robin são gays. Claro, afinal Batman nunca teve uma namorada, se veste de couro colante e sai por aí batendo nos bandidos (descarregando energia sexual e negando sua própria atração por homens...) Para não mencionar que Robin se veste todo colorido (com cueca para fora, ambos) e depois das aventuras os dois vão descansar numa suntuosa mansão, cheia de vasos, quadros e flores.

A verdade - a origem desta história não está em uma lenda, mas em um livro. Em 1954, Frederick Wertham publicou nos EUA "A Sedução dos Inocentes", no qual afirmava que os quadrinhos incentivavam crimes e degeneração. Entre outras coisas, o suposto psicólogo afirmava que a dupla dinâmica era gay, que a mulher maravilha era lésbica e até que as orelhas do coelho Pernalonga eram dois pênis e sua cabeça uma sacola escrotal (o indivíduo teve a moral de assistir desenhos em slow motion para contar quantas vezes as orelhas do coelho se levantavam, o que para ele eram ereções). Por causa do livro foi criado o código de censura dos quadrinhos e milhares de gibis foram queimados em praça pública (leia mais sobre esta história nas teses&HqIPÓTESES da "Educação está no gibi"). O autor do livro se desculpou, anos mais tarde, e admitiu ter "exagerado".

Só para constar, Batman - bem como os três garotos que vestiram a roupa de Robin, que é colorida porque era na verdade o uniforme dos trapezistas Graysons voadores, pais do primeiro Robin (Dick Grayson) - teve diversas namoradas nas HQs, entre as quais a vilã Mulher Gato e Talia, filha de um de seus grandes inimigos.

Caverna do Dragão: Mortos no Purgatório

A lenda - esta também é clássica: como o desenho acabou de uma hora para outra (por falta de dinheiro) e o último episódio nunca foi ao ar, inventaram que no último desenho se descobria que os garotos da Caverna do Dragão estavam mortos e o mundo no qual estavam era o purgatório (ou uma parte do Inferno). Os meninos teriam morrido em um acidente no brinquedo do parque de diversões que no desenho os levou aquele mundo e o Mestre dos Magos seria na verdade o diabo, tentando conseguir as almas dos garotos. Uni seria um demônio - já que a pequena unicórnio várias vezes impedia os garotos de irem embora, pois eles não queriam deixá-la à mercê dos perigos daquele mundo. O dragão Tiamate seria Deus, pois o dragão tinha sete cabeças (Deus criou o mundo em sete dias) e estaria na verdade tentando salvar as almas dos garotos. Por fim, o Vingador seria a alma de outro morto que, em busca de redenção, tentava combater o diabo e tirar as armas profanas dos garotos, não podendo revelar quem era porque o diabo impedia.

A verdade - haja imaginação!!! Pior que esta história foi tão espalhada que até mesmo os autores do desenho tiveram de desmentí-la. Os garotos não etão mortos, o Mestre dos Magos é... o Mestre dos Magos. Vingador era o filho do Mestre dos Magos, que havia sido amaldiçoado e Tiamate (que na verdade é uma dragão fêmea!!!) é uma deusa dragão da mitologia celta/inglesa, muito citada em games de RPG (que inspiraram o desenho). Se você ainda tem dúvidas, por favor leia o argumento do último desenho (aquele que nunca foi ao ar) e saiba mais sobre a origem do desenho nesse link http://hq.cosmo.com.br/TEXTOS/mundoanimado/d0004_cavernafim.htm.







Um comentário:

Anônimo disse...

OI, é incrivel a semelhança de sua história, você acredita que meu filho de 3 anos pediu a mesma coisa de natal, boneco do Popeye, Olivia e Brutos, e quando o papai Noel chegou na escolinha dele com carrinho, ele chorou e chorou muito!
Gostaria de saber se achou algum desses bonecos.