29 novembro 2007

Pirlimpimpim!!!!





Eis uma mostra que nos ajuda a compreender um pouco aquela mania que os pais mais antigos tinham de achar que o melhor para os filhos é aquilo que eles aprenderam, fizeram e viveram. Aquilo que a eles foi oferecido. A forma com que eles foram educados. Isso, naturalmente, vem ocorrendo de geração em geração, porém, perdendo força para uma pseudo-liberdade. Hoje, o que mais se valoriza é a dita criação moderna, de diálogo franco e direto com os filhos. Onde se prima pela confiança nos filhos. Escuto muito por aí: "Ah, eu confio no meu filho (a), porque converso sobre tudo. Ele sabe muito bem o que é certo e o que é errado. Agora, é com ele. Se fizer besteira na vida, não foi por falta de aviso". Será?


Será que hoje, nós, adultos formados, sabemos tudo que é certo e errado. Sabemos fazer a escolha certa diante de cada situação que surge, cada atalho supostamente mais vantajoso, cada atitude teoricamente mais justa? Eu, humildemente, digo que não. Eu tento, mas várias vezes, peço socorro a alguém mais vivido, mais experiente. Ou mesmo, aconselho-me com alguém de confiança que possa, a partir de uma outra visão, ajudar-me.


Por isso que não aceito, em hipótese alguma, que os pais coloquem sobre os filhos a responsabilidade de não errar, simplesmente pelo fato de acharem que seu papel hoje em dia não é mais de orientar e FISCALIZAR os passos dos filhos. É apenas e tão somente se dignar a dizer: sexo é assim, drogas é assado, é violência é isso que se vê na televisão. Pronto. Filho ciente, já é mais do que suficiente. Ora, pra mim não. Criar filho dá trabalho, e até o fim dos nossos dias. Filho criado, trabalho dobrado, diz o antigo dito popular. Eu concordo. Comigo é na franqueza e no diálogo sim, mas até o limite que achar conveniente. Como digo pro meu REI: é na disciplina!! E o "não" determinadas vezes é muito, mas muito mais benéfico do que o complacente "sim".


Mas o que tem a ver o Sítio do Pica-pau Amarelo com isso? Explico. É que hoje eu sou pai, mas vendo esse vídeo, inevitavelmente me torno criança de novo. Sou arrebatado pela saudade e ao mesmo tempo pela certeza de que eu era feliz e não sabia. De quebra, na qualidade de pai, após me emocionar com essa linda lembrança, não há nada que me convença de que - por exemplo - o mundo encantado de Monteiro Lobato, que vislumbrei por meio da linguagem televisiva, é anos-luz mais saudável que qualquer politicamente correto programa da tal Discovery Kids, por exemplo. É fato. Sou pai, mais velho, e acho sim que muito do que eu tive acesso, do que vive, aprendi e, sobretudo, do que a mim limitaram, é igualmente cabível na educação do meu filho, dos meus netos, bisnetos...Bem, sei lá, ponho-me em dúvida: seria eu um retrógado?


Para amenizar, a letra da música-tema desse maravilhoso programa, composto pelo nosso ministro da cultura. E como tudo, ou quase tudo pra mim, termina em samba. Vale a pena relembrar o belíssimo samba da Mangueira de 1967, que homenagea Monteiro Lobato. Na minha humilde opnião um dos 10 mais belos sambas de enredo da história do carnaval. Pena não poder trazer o áudio a esse espaço - ainda não aprendi a fazê-lo.
Salve o mundo encantado de Monteiro Lobato!

Sítio do Pica-Pau Amarelo
Gilberto Gil


Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

No país da fantasia, num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau amarelo


O mundo encantado de Monteiro Lobato
Darci da Mangueira, Luiz e Batista

Quando uma luz divinal
Iluminava a imaginação
De um escritor genial
Tudo era maravilha
Tudo era sedução
Quanta alegria
E fascinação

Relembro....
Aquele mundo encantado
Fascinado de dourado
Oh! Doce ilusão
Sublime relicário de criança
Que ainda guardo como herança
No meu coração

Glória a este grande sonhador
Que o mundo inteiro deslumbrou
Com suas obras imortais
Vejam quanta riqueza exuberante
Na escritura emocionante

Com seus contos triunfais
Os seus personagens fascinantes
Nas histórias tão vibrantes
Da literatura infantil
Enriquecem o cenário do Brasil

E assim....
E assim
Neste cenário de real valor
Eis... o mundo encantado
Que Monteiro Lobato criou

Nenhum comentário: